fechar
no thumb

IMG_0282

Oie! Já começo o dia com um post gigante. Tento fazer uns posts mais resumidos, mas tem tema que é difícil! Vocês ficam cansadas desses posts ao estilo livro? Se vocês não falarem que não gostam eu continuo, viu?

Nas semanas que passaram, eu sumi total. Tive muito trabalho, viagem, mas aproveitei para emendar um final de semana de descanso, uns dias para mim. Foi ótimo!

O post de hoje, são as dicas para organizar um chá de bebê e vou falar, como sempre faço, com base na minha experiência e no que segui para organizar o chá de bebê da Luísa, que aconteceu no salão do prédio em que moro.

Vou dividir por tópicos para ficar mais organizado. A maioria das questões é totalmente pessoal e não é regra que deve ser seguida ok?

IMG_0210

 Quando fazer?o que fazer com tela de pintura7

Para quem está à espera de um bebê e pretende fazer um chá de bebê (ou de fraldas), acho que o ideal é fazer no final do segundo trimestre ou no início do terceiro. Isso porque durante o terceiro trimestre a barriga cresce bastante, o cansaço aumenta e a disposição normalmente não é mais a mesma.

Eu fiz o chá de bebê da Luísa no sexto mês. Minha barriga já estava grande o suficiente para qualquer pessoa saber que eu estava grávida e eu ainda não estava tão cansada para preparar as coisas que eu queria fazer e cuidar, ainda conciliei com as férias, para me organizar melhor em casa, tudo no meu (novo) ritmo, e deu certo, consegui fazer tudo com calma e sem me cansar, tive tempo de ir pra lá e pra cá e receber as pessoas com certa disposição.

IMG_0005
Barrigão de seis meses. Tem mamis que não gosta, mas eu não tenho qualquer problema com as pessoas passarem a mão na minha barriga. Vejo como um gesto de carinho comigo e com a Luísa.

o que fazer com tela de pintura7

Como escolher o tema?

Você não precisa necessariamente de um, mas, se achar que vale, procure algo que tenha a cara da família, combine com o quarto do bebê, ou dê ares novos aos temas tradicionais.

1- Para sair do óbvio, imagine algo que você deseja muito para seu filho, como dar a volta ao mundo, por exemplo.

2- Misture elemenos. Aposte em temas considerados de meninos para meninas e vice-versa. Não importa o sexo: futebol, surfe, pipa, primavera ou idéias mais românticas. Até porqie a festa também é dos pais, pelo menos por enquanto. Eu não queria uma festa infantil, mas queria algo romântico, fofo mesmo sabe? Usando cinza e branco para quebrar a cor marcante do rosa.

3- O propósito é a chegada do bebê. Para fugir da cegonha, pode apostar em outros temas mais modernos, como pista de pouso, anjinhos vindo do céu, nuvens…

4- Uma saída bacana é pensar em coisas que o casal adora. Como por exemplo star wars, viagens, algum esporte, ou até mesmo a profissão dos pais.

5- Delicados e clássicos continuam em alta, mas pode ganhar um toque pessoal. Um ursinho príncipe, uma bebê bailarina ou um cavalinho de pau, matém o tema infantil sem perder a personalidade.

O tema elefante, surgiu na minha cabeça quando vi esta foto linda!

FullSizeRender

Depois, fui atrás de saber do significado do elefante, e me surpreendi:

IMG_9914

o que fazer com tela de pintura7

Decoração

Se houver um tema, ele logicamente vai direcionar a seleção de cores e objetos. De qualquer forma, não há regras. O importante é criar um mabiente acolhedor, leve e que tenha a ver com você. Contar com a ajuda dos amigos para decorar o espaço também pode ser divertido, além de dar uma boa aliviada no trabalho.

6- Brinquedos de madeira dão um ar vintage sem deixar de ser infantil. Brinquedos assim, são encontrados em lojas de brinquedos educativos.

7- Para dar cara nova ao livro de recados, você pode montar um painel de envelopes onde os convidados coloquem bilhetes de felicitações. Ou criar uma lista de desejos para o bebê. Com Quero, ou espero que você… Aprenda… Não tenha medo de…, ame…, tenha “puxado”…

8- Caso vá encomendar  peças específicas para o chá, prefira por objetos que possa usar na decoração do quarto do bebê depois, como quadrinhos, caixas revestidas de tecidos ou porta-retratos.

9- Dá para aproveitar as peças que você já comprou para compor a decoração do chá.

10- Provavelmente voc~e vai evitar cores fortes no quarto do seu filho. Mas, no chá de bebê, elas estão liberadas. Usando por exemplo as cores Azul-turquesa, pink e amarelo quando combinadas, ficam harmoniosas e alegram o ambiente.

11- Se a correria não permitir criar algo personalizado, aposte nos printables. Eu fiz a papelaria toda com a Winnie Sanches, pasei o tema e as cores pra ela e ela fez tudinho, rótulos, toppers, convite, centro de mesa, caixinhas para decoração. Ficou muito lindo!

A decoração é algo bem pessoal. Por aqui foi tudo bem simples, sem nada luxuoso, mas tudo preparado com carinho e cuidado. Comprei algumas coisas na Le Biscuit quando fui a Salvador (pratinhos, copos, enfeites de mesa, etc). Mas na internet você encontra muita idéia para se inspirar, quem quiser é só ir no Pinterest.

Para a mesa principal, contei coma ajuda da Carol Beloto Decorações, aluguei algumas peças da cor rosa, painel, vasos e flores, e usei algumas que tenho em casa na cor branca. A Carol organizou os doces e caixinhas da Winnie Sanches Papelaria Personalizada, elefantrinhos, é claro do Atelliê Le Pach, daqui de Porto Velho. As bandeirinhas ao fundo da mesa também são da Le Biscuit de Salvador.

IMG_9946

IMG_9941

IMG_0205

Essa foi a mesa central, com os docinhos, bolo, e as lembrancinhas. Em uma mesa lateral, ficou alguns petiscos salgados, salada de frutas, chá mate gelado e bolos caseiros. Para as mesas, fiz uns pompons de lã nas cores cinza, branco e rosa claro, e coloquei esse topper grande de elefantinho, queria usar vasinhos ou garrafinhas de vidro, mas o vento ia derrubar tudo!

IMG_0200

o que fazer com tela de pintura7

Horário

Escolhi um sábado a tarde para fazer o chá de bebê, as 17 horas. Acho que o período da tarde é o melhor horário. Você não precisa madrugar para organizar as coisas, tem como se organizar, se arrumar e o evento termina em um horário razoável, para você ainda poder descansar depois. Um chá de bebê também não precisa ser um evento que dure horas. No meu caso durou umas cinco horas, o que acho ideal. Lembrem-se que a atração da festa é uma grávida, e não uma adolescente querendo curtir uma festa por horas e horas.

o que fazer com tela de pintura7

Quem convidar?

Cada vez é mais comum os chás de bebês serem feitos para a homens, mulheres e crianças, e não mais só para as mulheres como antigamente. O meu eu escolhi fazer somente para mulheres, por dois motivos, primeiro era o espaço que meu prédio disponibiliza para festas (pequeno), outro motivo foi o fato de que, uma festa só com mulheres fica mais animada e não dividida entre casais, conversando sobre futebol, política, ou crianças desconfortáveis em uma ambiente para adultos.

Agora, quanto ao número de convidados, isso é muito pessoal. Na minha família, uma festinha com os íntimos já dá uma lista de umas 50 pessoas. A família é muito grande e sempre tá grudada. Então não tem jeito, convidei minhas amigas de trabalho, e amigas especiais. Foram uns 70 convidados no chá de bebê da Luísa.

Amigas que depois que a Luísa nascer, fiquei um tempinho sem vê-las, então foi um momento de matar a saudade.

E dá-lhe alisamento na casinha da Luísa, #amo
IMG_0024
A mulherada na hora dos docinhos, melhor momento hehehe
IMG_0017
E tinha mais mami esperando seu baby chegar. Todas meninas, Lívia, Luara, Luísa e Isabele.
IMG_0022
O pessoal do trabalho! Ainda faltou mulher na foto rsrsrs

o que fazer com tela de pintura7

Devo pedir presentes e/ou fraldas?

Muito pessoal também. Depende da sua cultura, dos convidados, e se você se sente confortável para isso. Eu fiz um convite para cada família, indiquei as lojas onde deixei a lista do enxoval, Canto de Anjo e Cegonha Baby, não quis pedir fraudas, pois como não tinha feito enxoval, e as fraudas eu vou comprando conforme o uso mensal, e conforme a Luísa for respondendo a cada marca (em caso de alergia por exemplo).

IMG_0082 IMG_0083

No caso de chá de fraudas, você indica no convite, a marca, tamanho e o número de pacotes por convidado. Bem prático, todas as minhas amigas que fizeram chá de fraudas não se arrependeram, disseram que usaram por muito tempo.

o que fazer com tela de pintura7

Convite e Lembrancinhas

São eles que abrem e fecham a celebração, e dão o tom sobre como será o encontro e, no caso das lembrancinhas, ficam com cada convidado como registro de um momento de confraternização e alegria.

11- Transforme uma caixa de fósforos em convite. Você pode forrar com papel colorido e pintar. Também serve para guardar lembrancinha, um sabonete por exemplo.

12- Festas com cara de piquenique estão em alta, e tem tudo a ver com o chá, usar a estampa xadrez suave e cestinhas como lembrancinhas ficam lindas.

13- Um convite digital é o mais prático e muito utilizado, mas é sempre bom confirmar se a pessoa recebeu. É de bom-tom não determinar qual presente cada pessoa deve levar. Você pode fazer lista em lojas, ou pedir itens específicos para aqueles que perguntarem.

14- Caso queira fazer convites impressos, é possível dar uma incrementada colocando um saquinho de chá dentro do envelope.

15- Marcadores de livro, blocos e canecas personalizados são opções práticas.

Esses foram meus convites, digital e físico.

2016-09-28-PHOTO-00000126 2016-10-11-PHOTO-00000199 FullSizeRender

No meu caso, enviei um save the date uns 20 dias antes, achei um bom período para as pessoas poderem se organizar, depois enviei os convites de forma eletrônica (por Whatsapp), e na semana consegui entregar todos os convites físicos, queria ter entregue antes, mas como viajei, não deu tempo. Foram poucos os convidados que não foram.

Assim como a toda a papelaria personalizada, os convites também foram feitos pela Winnie Papelaria Personalizada.

o que fazer com tela de pintura7

As lembrancinhas

16- A lembrancinhas comestíveis como cupcakes ou bem nascidos, pães de mel, minipudins ou bem-nascidos  sempre agradam, podem ser embalados com fraudinhas de pano fechadas com alfinetes.

17- Uma idéia bem bacana como lembrancinha é a muda de planta. Existem várias formas de embalagens e todo mundo gosta de ganhar. Pode ser flor ou apenas folhagem, mas o mais legal é ter uma mensagem relacionada ao momento, como “Quero que me veja crescer”.

18- Também dá para fazer sacolinhas ou caixas para que os convidados levem docinhos. Elas ainda podem fazer parte da decoração.

As lembrancinhas que escolhi foram duas, um vidrinho de álcool em gel, e um aromatizador de ambientes com varetas.

IMG_9418

As embalagens eu comprei pelo www.acetplace.com.br, o álcool em gel fiz em casa mesmo, com a ajuda da minha família. Misturei o álcool em gel 70 que comprei de 5 litros, com a essência que escolhi, o corante rosa e por último extrato de trigo para não ressecar as mãos.

O aromatizador de ambientes deu um pouco mais de trabalho, usei basicamente essência, álcool de cereal e corante rosa. As varetas são próprias para aromatizadores, são mais porosas do que palitos de churrasco.

IMG_9374

IMG_9771

o que fazer com tela de pintura7

Comes e Bebes

O que servir? Bom, isso depende bestante do horário em que a festa está marcada. Em vez de comidas elaboradas como um jantar, prefira o simples, mas apresentado com graça, mini-porções são as melhores escolhas. Não esqueça de variar nas opções, para atender a todos os gostos e a eventuais restrições alimentares.

19- Se o chá acontecer no mês de junho ou julho, não perca a oportunidade de um “charraial” fica bem divertido e ainda deixa o cardápio delicioso e econômico, com muita paçoca, pé de moleque, pipoca e cocada.

20- Quem tiver uma família que gosta de cozinhar, nada mais gostoso do que servir quitutes feitos em casa e que já sejam conhecidos por todos. Não esqueça de valorizar isso, usando plaquinhas como “pão de queijo da tia Ana”, “Torta de limão da madrinha” ou leite batido da vovó”.

21- A escolha por ter ou não bebida alcoólica é sua. Caso você decida não oferecer, procure não ficar só no refrigerante, sucos e águas perfumadas são opções interessantes, afinal, você está grávida!

22- Pense em lugares diferentes para servir as bebidas. Sabe aquelas banheiras amarelas infláveis em formato de pato? Encha uma de gelo e pronto!

23- Finger foods e mini porções são sempre boas alternativas. Assim você não precisa se preocupar em servir os convidados. Sua coluna – cansada pelo peso da barriga – agradece!

24- Como a maioria dos chás de bebê acontecem no final da tarde, também pode ser legal investir em um cardápio com cara de café colonial, que agrada a todos e traz um ar de aconchego.

25- Sempre é bom ter alternativas saudáveis no cardápio. Rolinhos de alface com ricota e tomate, salada de frutas, chips de abobrinha são ótimos também.

Encomendei as comidinhas com a VR Eventos, toda minha família é fiel a este buffet desde do seu início, não tem erro, sempre com as melhores comidinhas. Todas as festas da família são deles, meu casamento, casamento da minha mãe, noivados, confraternização…

IMG_9969
Canapé de cream cheese com banana frita e pimenta biquinho, e morango.
IMG_9978
Quiche de creme de palmito com alho poró
IMG_9966
Rondeli de presunto e queijo.
IMG_9965
Escondidinho de carne do Sol.
IMG_9964
Risoto de camarão.
IMG_9968
Bolo de milho com coco.
IMG_0008
Bolo de mandioca.
IMG_0007
Salada de frutas.
IMG_0009
Água aromatizada e chá mate com limão gelado.
IMG_9967

o que fazer com tela de pintura7

Bolo e Docinhos

Os docinhos e o bolo foram da Márcia Mugabre que são os melhores que já comi!! Ela preparou mini cupcake, pirulitos de alfajor, cakepop, brigadeiro e beijinho, todos com detalhes do tema de elefantinhos, dava pena de comer, juro! Mas todos uma delícia.

IMG_9896 IMG_9893 IMG_9892 IMG_9890
IMG_9900 IMG_9902 IMG_9920 IMG_9922 IMG_9923 IMG_9924 IMG_9949

Gente, as comidinhas foram absurdamente elogiadas!!!! Recomendo muito todos esses fornecedores. Estavam realmente muito gostosas e o trabalho foi bem pouco, já que fiz coisas bem fáceis em casa (só o brigadeiro de colher)  e o resto encomendei pronto.

Para bebidas tinha sucos, água, água aromatizadas, chá mate com limão gelado. O bom de fazer a festinha a tarde é que essa parte é bem mais prática. 

o que fazer com tela de pintura7

Brincadeiras

Se vocês pesquisarem na internet, tem muita idéia legal de brincadeiras. Eu não queria aquelas coisas de pintar o rosto, a barriga e ficar toda suja. Então as brincadeira foram as seguintes: Um bingo e acertar o tamanho da circunferência da minha barriga. Imprimi as cartelas pelo site da Pampers http://www.pampers.com.br/cha-de-fraldas/brincadeiras .  Cada convidada recebeu uma cartela e o bingo começou!

E antes de começar a distribuir um rolo de fio, medi a minha barriga, duas acertaram!

Os prêmios foram alguns itens de beleza que tinha em casa.

IMG_9898 IMG_0089

26- O chá normalmente é feito no último trimestre da gravidez, quando você está mais cansada. Por isso, escolha aquele horário em que você se sente mais disposta.

27- Se a reunião vai ser só para mulheres ou se os homens vão participar, é uma decisão sua em conjunto com seu parceiro. Da mesma forma, vocês que sabem se querem brincadeiras ou não. Deixe essas escolhas bem claras quando fizer o convite, para não haver constrangimentos depois.

28- Uma boa alternativa para quem já tem muita coisa ou quer escolher o enxoval do bebê sozinha, é pedir que os convidados levem fraudas ou latas de leite em pó para doar a alguma instituição que precise.

29- Você também pode caprichar em plaquinhas para a hora das fotos, elas dão um ar divertido com algumas frases como “vovó coruja”, “tia babona”, “a barriga está pesada”, e “vai ser a cara do papai”.

30- Se a idéia é se divertir, teste os dotes artísticos dos convidados: peça para cada um dos convidados desenhar uma roupinha, e depois adivinhe quem criou qual modelo.

o que fazer com tela de pintura7

Fornecedores

 

IMG_9806Acho que falei de tudo…rs.

Espero que essas dicas ajudem! Se quiserem mais algum detalhe, é só deixar comentários. Beijo Beijo 

Tags : Blog de Porto VelhoBlogueira em Porto Velhoblogueira grávidablogueira porto velhoblogueira rondoniaChá de bebêchá de bebê elefantinhochá de bebê luxochá de bebê meninachevrondicas para chá de bebêelefantefornecedoresFornecedores em Porto VelhoGrávidas Porto VelhoLojas de Porto VelhoPorto VelhorondôniaTendências

Deixe uma Resposta

três × quatro =

error: Este conteúdo é protegido