fechar
concha

114660111_1GG

Olá! Hoje o post é sobre amamentação!! Estou pesquisando muito sobre o assunto, para não ter tantas surpresas quando chegar a minha hora de amamentar! Olha só quantas informações importantes, não fazia idéia quando comecei a pesquisar.

As conchas de amamentação são aparelhos utilizados por baixo do sutiã, geralmente são de plástico e servem para corrigir um mamilo invertido ou um mamilo plano, para facilitar a pega do bebê e a amamentação. Há diversos tipos e marcas de conchas. Antes de comprar uma delas, você deve observar alguns detalhes importantes:

Elas servem para corrigir um mamilo invertido ou um mamilo plano. Mas como saber se meu mamilo é plano ou invertido? Basta apertar a aréola com o indicador e o dedão. O mamilo que continuar o mesmo, é plano. Se projetar-se para dentro do seio, é invertido. Isso não impedirá que você amamente, mas pode dificultar um pouco na hora em que o bebê for fazer a pega do seio.

As outras funções das conchas são: Proteger um mamilo rachado ou fissurado, Proteger um mamilo normal e saudável, coletar o leite materno que fica “vazando” e ajudar na correção do mamilo para fins estéticos

Existem quatro tipos de conchas:

BASE RÍGIDA – melhor para correção de bico.

BASE FLEXÍVEL – melhor para coletar leite e proteger seios rachados.

ORIFÍCIO GRANDE – se o orifício é muito grande, não corrige o bico, apenas protege a mama e coleta leite.

ORIFÍCIO PEQUENO – quando o orifício é muito pequeno, pode ferir e machucar.

par-conchas-p-os-seios-antes-do-parto-savemilk-af4 GRD_239_savemilkros

Fique ligada em alguns itens que toda concha deve ter:

Deve ser transparente, para que seja fácil avaliar seu estado de conservação e limpeza. Lembre-se de que a limpeza é fundamental. O ideal é que as conchas sejam higienizadas e fervidas todos os dias.
Deve haver orifícios para ventilação, para permitir a respiração do mamilo e evitar infecções. Caso não haja ventilação, o resultado pode ser uma infecção por cândida ou então outros tipos de danos aos mamilos. Mamilos sem ventilação podem rachar mais facilmente.
O furo onde se coloca o mamilo não deve ser muito pequeno, do contrário irá machucar. O ideal é que o furo permita que, não só o bico, mas também uma parte da aréola fique dentro do aparelho.

9821579_1GG

Como Utilizar?

Concha

1- Introduzir por baixo do sutiã;
2- Pode começar a utilizar ainda na gravidez;
3- Vestir por alguns minutos antes de cada mamada;
4- Conchas rígidas ou de orifício pequeno: não utilizar por mais de 3 horas;
5- O leite coletado não pode ser consumido;
6- Higienizar e ferver diariamente;
7- Não apertar muito.

savemilk-rígida-e-flexível-terceiros-600x599

Como escolher a melhor concha para mim?
A concha certa para você é aquela que te deixa mais confortável. Cada mulher sente-se melhor com um modelo diferente, por que os seios das mulheres são diferentes, eles têm formato, tamanho e sensibilidade diferentes, além das diversas variedades de mamilo.

A concha deve ser transparente e ventilada. O orifício onde o bico do peito é introduzido deve ser grande o suficiente para que uma parte da aréola entre no aparelho. Note também que conchas de base rígida são mais eficientes para corrigir o mamilo, enquanto as de base flexível só funcionam bem quando o objetivo é apenas coletar leite materno ou proteger um seio rachado ou um seio normal.

ATENÇÃO: Nem sempre as conchas conseguem corrigir o mamilo. Às vezes elas não fazem nenhum efeito. Conchas muito apertadas podem fazer mal aos seios. Não aperte muito. Não durma com elas. Não utilize por períodos prolongados. Três horas por dia costuma ser o suficiente. É interessante pesquisar a opinião de outras gestantes antes de comprar seu par.

E os protetores absorventes de mamilo?

DSC09233

Eles são feitos com flocgel, um material que promete aumentar a absorção, evitando vazamento de leite. Esse modelo da Johnson’s é bem discreto, fininho e não faz volume sob a roupa. Segundo o fabricante, o absorvente é feito de material respirável, não abafando o seio e permitindo circulação de ar. Eu, mesmo sem passar pela experiência da amamentação, usei estes absorventes quando fiz uma cirurgia em uma das mamas, e nas poucas vezes que tentei, o algodão do absorvente grudou no meu mamilo e tive que puxar pra retirá-lo, me machucando. Outra desvantagem do absorvente é que, obviamente, ele é descartável. E a caixinha não é baratinha: R$ 10,00 (em média) a caixa com 12 unidades e R$ 15,00 (em média) a embalagem com 24 absorventes.

Por causa dessas pequenas diferenças é que a avaliação médica é tão importante. Na dúvida, espere a consulta com o especialista e garanta não somente o seu bem-estar como sua saúde.

IMG_2511

A minha escolha de concha foi da Save Milk, encontrei na Canto de Anjo, aqui em Porto Velho é um pouco difícil de encontrar, mas na Canto de Anjo tem um bom estoque dessas conchas e sempre encontro tudo o que preciso lá.

A Canto de Anjo fica na Joaquim Nabuco, nº 2780, Bairro Olaria, ao lado do Hospital e Maternidade Regina Pacis. Os telefones de lá são: 69-3229-5086 e 69-9 9251-4369.

Tags : amamentação em porto velhoBebes em porto velhoBlog de gravidezblog de maternidadeblog de maternidade porto velhoblogueira grávidaCanto de Anjodica para gravidas em porto velhoenxoval em Porto Velhogravidas em porto velho

Deixe uma Resposta

quinze + treze =

error: Este conteúdo é protegido