fechar

Desculpe, os posts que você solicitou não foram encontrados ...

- Advertisement -

ACCESSORIES

Desculpe, Não há posts suficientes para este bloco, adicione mais posts ...

LIFE & LOVE

Desculpe, Não há posts suficientes para este bloco, adicione mais posts ...

EDITOR'S PICK

Desculpe, os posts que você solicitou não foram encontrados ...

Most Popular

Desculpe, os posts que você solicitou não foram encontrados ...

- Advertisement -

The Latest

♥ Mãe e Bebê

Vacinas para Meningite

MidiaKitCorujices

Bom, por aqui fizemos mais uma vacina na vacina, a vacina para Meningite. Tínhamos outras vacinas para fazer e fui orientada na clínica a vacinar para a Meningite, isolada das demais, por conta dos possíveis efeitos colaterais. Luísa não teve nenhum efeito colateral, só percebi um sono mais longo na soneca que ela tira no final da tarde. Esperei pela febre na madrugada e nada! Graças a Deus! Nem no dia seguinte!!

Conversando com o Dr. Silas, um amigo que é pediatra (que por sinal é nosso colaborador no Blog) questionei sobre as vacinas para Meningite e aproveitei para pedir sua opinião.

Ele fez um artigo suuper esclarecedor sobre o assunto:

“Meninges são três membranas que envolvem o sistema nervoso central: cérebro, cerebelo, bulbo e medula espinal. À inflamação das meninges, geralmente causada por patógenos, dá-se o nome de meningite.

As meningites geralmente são virais ou bacterianas, sendo as segundas mais graves porque determinam maior mortalidade e maior número de sequelas. Várias são as bactérias causadoras de meningite mas a mais importante delas é o meningococo (Neiseria meningitidis), tanto pela frequência com que ocorre no mundo inteiro como pela gravidade dos quadros.

As crianças sempre representaram uma faixa etária importante para as meningites. A primeira vacina que surgiu para proteger as crianças contra a meningite foi o BCG, vacina aplicada nos primeiros dias de vida para proteger contra a Tuberculose. Crianças e adolescentes quando têm  tuberculose podem, secundariamente a doença pulmonar, desenvolver graves meningites tuberculósicas. O BCG até hoje é aplicado justamente para proteger contra estas formas secundárias detuberculose. Na década de 1980 surgiu a vacina contra o HiB (Haemophyllus Influenzae B), na época uma importante bactéria causadora de meningite em crianças até 5 anos de idade. Outra bactéria que causa meningite em crianças é o pneumococo (Estreptococcus pneumoniae) que hoje também é objeto de prevenção com boas vacinas.

Com relação aos meningococos, devemos considerar a existência de 5 sorogrupos desta bactéria (A, B, C, W e Y) e que a imunidade adquirida para um sorogrupo não aproveita para os demais, de modo que para se ter imunidade plena seria necessário dispor de 5 vacinas: uma para cada sorogrupo. Hoje dispomos de vacinas para todos eles, sendo que a vacina para o sorogrupo B só foi disponibilizada no mercado mundial no ano passado.

Em 2010 o Ministério da Saúde do Brasil incluiu no Programa Nacional de Imunizações a vacina contra o sorogrupo C, de modo que a vacina vem sendo usada há 7 anos nos lactentes. Naquela época a vacina disponível era somente esta e, coincidentemente, era o sorogrupo mais prevalente no Brasil como um todo. Na Região Norte naquela época o sorogrupo B já era muito importante. Outro fato importante é que esta prevalência muda ao longo dos anos. Já tivemos grandes epidemias pelo sorogrupo A e pelo sorogrupo B em anos passados em várias regiões do pais. Hoje na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) o sorogrupo W adquiriu uma importância crucial.

Em 2013 foram lançadas mundialmente vacinas combinadas para quatro destes sorotipos: A, C, W e Y e desde o ano passado, como dissemos temos, uma vacina para o sorogrupo B.

Idealmente as crianças devem tomar estas duas vacinas a partir de 2 ou 3 meses de idade, já que o risco de adoecimento pelo meningococo começa precocemente. Muitos adultos são portadores do meningococo em suas gargantas sem qualquer sinal de doença: são os portadores sadios, que já possuem boa resistência contra a bactéria que neles vive como comensal.  Estes adultos funcionam como reservatórios potenciais para infectar os bebês por transmissão oral. Por isso é que, endemicamente, mais de 95% das pessoas que têm doença meningocócica são menores de 2 anos.”

Assim, quem puder e tiver condições de comprar as doses da vacina é importante e recomendado como prevenção/proteção a mais, porém quem não tiver esse valor disponível  não deve se desesperar! Todas as vacinas estão disponíveis na Clínica Porto Velho.

 
CLÍNICA PORTO VELHO
Av. Carlos Gomes, Nº 770 – Caiari
Fone: 3229-3003/3224-2941/98411-1248
Leia mais...
error: Este conteúdo é protegido