fechar
no thumb


IMG_1075

Até chegar pelo sexto, sétimo mês de gravidez, não tinha passado pela minha cabeça, sobre o assunto “como lavar as roupinhas novas de um bebê que está para chegar”. Todas aquelas roupinhas lindas nas embalagens, com etiquetas, que parecem mais roupas de bonecas.

Achava que fosse simplesmente tirar as etiquetas, jogar na máquina de lavar, depois colocar para secar e guardar em gavetas. Mas aí, papo vai e papo vem, descobri que não é bem assim. A pele do bebê é sensível e é importante tomar alguns cuidados para evitar alergias ou irritações. Recorri à minha amiga Néia, para descobrir todos os macetes de como cuidar da parafernália da nova integrante da família. E agora, que já passei pela experiência, passo adiante o que descobri.

Uma das dúvidas que nós gestantes temos é sobre a lavagem das roupinhas e do enxoval do bebê em geral. Temos que pensar em tudo, o tempo que ficaremos em pé no tanque, se lavar antes pode dar poeira, são muitas peças miúdas, delicadas e algumas mais sensíveis. Até quem tem máquina em casa, pode usar no modo delicado, mas a máquina deve ser bem lavada antes, limpar os filtros e usar produtos específicos para roupas delicadas e de bebê.

IMG_1723

E na hora de secar? Quem mora em apartamento vai passar vários dias para terminar, eu por exemplo não tenho espaço para secar, lembrando que deve ser a sombra, e sem contar a poeira, e com esse tempo de poeira e chuva, não dá para confiar né?

A maneira mais prática e segura que encontrei foi lavar em uma lavanderia que presta este serviço de lavagem de enxoval para bebê. Segui a dica da Edinéia da Canto de Anjo e Cegonha Baby, uma loja aqui em Porto Velho, que além de vender tudo infantil (os mais lindos da cidade), ainda presta assessoria e dá ótimas dicas para as mamães. A loja Canto de Anjo e Cegonha Baby tem parceria com a Lavanderia.

IMG_1071

A lavanderia se chama Lava e Leve, e funciona assim, você vai até lá, eles entregam uma bolsa tipo malote e um fichário para você preencher o que estará entregando para ser lavado! Eles possuem pacotes especial para a primeira lavagem. As roupinhas da Luísa chegaram lavadas, esterilizadas e separadas em saquinhos por tipo e tamanho, para abir aos poucos, conforme o bebê vai crescendo. Achei o máximo!

IMG_1070

IMG_1401

Daí, na hora de separar para levar até a lavanderia, me veio outras dúvidas!

Precisa mesmo lavar tudo?

As roupinhas de bebês parecem estar tão limpinhas e cheirosas que pode bater aquela dúvida se precisa lavar mesmo. Os médicos, e principalmente as mães, claro, são unânimes em afirmar: precisa lavar sim. As roupinhas e outros itens do enxoval passam por diversas mãos, processos e locais, desde a confecção até chegarem às lojas. Se você não quiser lavar tudo, lave pelo menos as roupinhas tamanho rn, p, até 3 meses e roupas de cama e banho.

Quando lavar?

Muita gente indica que se comece lá pelo sétimo ou oitavo mês de gestação. Eu acredito que com 30-32 semanas é um período bacana para começar, e foi o que eu fiz. Só que sempre, principalmente mães de meninas, estão sempre ganhando roupinhas, que precisam ser lavadas.

Na minha opinião, nos dias de hoje onde corremos contra o tempo e buscamos praticidade, lavar, botar pra secar e depois passar ferro em todo um enxoval até os 3 meses de idade, é inviável. Sem contar, o tempo gasto, horas em pé passando roupa, produtos específicos, energia elétrica e por aí vai…

As roupinhas chegaram bem cheirosinhas!

IMG_1468

O que devo lavar?

Tudo deve ser lavado: roupas, luvas, meias, gorros, toalhas, lençóis, fraldas, sacos, ou seja, tudo que tiver contato com a pele do bebê, isso porque os tecidos podem estar com poeira, ácaros e fungos e afetar a saúde do recém nascido.

FullSizeRender

A Lava & Leve possui outros planos para a família que vale super a pena!
IMG_1400

Bom, essa foi a minha experiência, foi muito útil para mim, que estou trabalhando até o dia do parto, moro em apartamento e gosto das coisas práticas rssrsrs

Beijo Beijo 

Tags : BlogBlog de moda em Porto VelhoBlog de moda Porto VelhoBlog de Porto VelhoBlog de Rondoniablog porto velhoBlogueira de Porto VelhoBlogueira em RondôniaComo lavar roupas de recém nascidoLava e LeveLavanderiaLavanderia em Porto Velholavanderias em RondoniaLavar enxoval de bebêLojas de Porto VelhoPorto VelhoRoupas de bebê em Porto VelhoTendências

Deixe uma Resposta

cinco × cinco =

error: Este conteúdo é protegido