fechar
WhatsApp Image 2017-08-07 at 17.57.48

O olho seco é uma doença multifatorial e causa uma variedade de sintomas que inclusive altera a  função  visual e qualidade de visão.

Essas alterações da superfície ocular levam a uma variedade de sintomas (ardência, sensação de ressecamento, queimação, olho vermelho, lacrimejamento, secreção, embaçamento visual, entre outros), que podem vir acompanhados, ou não de sinais clínicos identificados na consulta oftalmológica fala a Dra. Hévila Rolim, Oftalmologista em Porto Velho.

As causas

Existem muitos fatores que causam não só o olho seco, mas também disfunções da superfície ocular.  Idade, doenças sistêmicas como artrite, alergias ou algumas doenças de pele, meio ambiente seco, com fumaças ou muito vento, uso de medicações como anti-histaminicos ou antidepressivos, podem contribuir para o surgimento da disfunção lacrimal.

9 super dicas da Dra. Hévila para tratar o olho seco e a doença da superfície ocular 
  1. Visite seu oftalmologista 1x|ano;
  2. Ajuste o ambiente de trabalho e lazer: Evite ficar diretamente exposto à saída do ar condicionado, evite ambientes com muito vento ou fumaça,  proteja os olhos e ajuste a posição da tela do computador;
  3. Faça pausas na leitura ao usar equipamentos eletrônicos para possibilitar que seus olhos descansem e pisque regularmente;
  4. Use um umidificador em casa e no seu local de trabalho (especialmente em locais com baixa umidade do ar)
  5. Evite a exposição a substâncias irritantes como pólen, poluição e fumaça;
  6. Consuma alimentos ricos em ômega 3 e 6, ou acrescente esses suplementos à sua dieta para melhorar a qualidade da lágrima;
  7. Mantenha uma higiene ocular adequada. Uma boa higiene dos cílios e pálpebras contribui bastante para a melhora dos sintomas (dica valiosa para quem usa maquiagem)
  8. Não esfregue os olhos, mesmo que possa sentir-se bem temporariamente, pode causar ou piorar a irritação ocular;
  9. Se você tem o diagnóstico de olho seco, utilize sua lágrima artificial regularmente conforme a orientação do seu oftalmologista (em geral 2 a 4x/dia).  Essa lágrima também chamada de lubrificante ocupa ajuda muito no alívio dos sintomas e na qualidade da visão.

 

 

Todos estes cuidados, devem ser feitos tanto para o bem-estar dos olhos, quanto para preservar a saúde ocular. Não tratar, pode trazer complicações que vão desde inflamação até lesões na córnea, ou seja, problemas que levam a redução da visão.

Dra. Hévila me deu essas quatro amostras de colírios lubrificantes para usar e ver qual o mais confortável para minha superfície ocular, são de laboratórios diferentes e com composições diferentes, mas todos tem a função básica de lubrificar a superfície ocular e aliviar os sintomas do olho seco.
O Lacrifilm é bom, não havia testado antes, senti a sensação de que pinguei um colírio/remédio em meus olhos, senti arder um pouco, bem pouco, mas depois passou, Nota 7;
Systane UL é o mais fácil de encontrar nas farmácias, já usei muito, não senti que lubrificou taaanto quando os outros, em dias mais secos, preciso usar mais vezes, e em dias de muita fumaça, vou preferir usar outro, nota 8;
Lacrilax é o que estou usando no momento, uma gota apenas já resolve, já sinto diferença no mesmo minuto, não preciso ficar pingando nos olhos a cada duas horas, ele aguenta bem, nota 9;
Hyabak para mim é o melhor de todos, não possui conservante, por isso é o mais indicado para mulheres grávidas, posso aplicar quantas vezes achar necessário, mas o efeito dele dura muito, porém ele é o mais caro de todos, vale o quanto pesa, nota 10.
Lembrando que a compra de colírios lubrificantes é livre de prescrição médica, porem só o médico consegue diagnosticar o problema, levando em conta que muitas pessoas tratam o problema de olhos secos no balcão da farmácia.
Portanto, este post serve de alerta para as pessoas procurarem um oftalmologista periodicamente. Este post não substitui uma consulta médica.

 

A Dra. Hévila também é oftalmologista infantil, atende bebês e crianças de todas as idades, depois, vou fazer um post contando sobre cuidados com a visão dos bebês que os pais devem ter.
O consultório da Dr.a Hévila, está localizado a Rua Quintino Bocaiúva, nº 1549, Bairro São Cristóvão.
Para agendar uma consulta, o telefone de lá é 3302-0511, 99218-8245 ou  98129-7511.

Tags : Blogueira em Porto VelhoBlogueira em Rondôniacolíriooftalmologista porto velhooftaumologista pediátricaolho secosaúde dos olhosvisão

1 comentário

  1. Excelente dica. Vem como ajuda que acrescenta. Parabéns filha por esse trabalho. Vamos compartilhar. Tem sempre alguém precisando de simples cuidados.

Deixe uma Resposta

dezoito + 10 =

error: Este conteúdo é protegido